Recent Video

sábado, 15 de mayo de 2010

V. A. - HARVEST SONG [Multiétnico - 1995]

Como diz o subtítulo: "MUSICA DE TODO O MUNDO INSPIRADA NO TRABALHO DA TERRA", este álbum é uma "colheita" de canções que de algum modo referem-se ao plantio, à colheita e à consequente alimentação, provenientes da terra.
Melhor do que eu, o produtor Larry Blumenfeld apresenta este trabalho:
"Em nosso mundo carregado de conveniências, é fácil ignorar a ligação entre a comida em nossas mesas e à terra que lhe deu origem, o trabalho dos que colheram sua safra. E se nós estamos aptos a tocar algumas “músicas de jantar" ao longo do tempo, nós raramente somos conscientes das ligações íntimas entre a colheita a terra e fazer música. O solo que nós trabalhamos é uma fonte fértil não só para a agricultura, mas para música e dança também.

Assim como as culturas e os métodos de cultivo diferem muito de local para outro em torno do nosso mundo, assim também fazem as músicas associadas à natureza e sua generosidade. Reunidos aqui em uma pequena amostra, colhidas a partir de pontos próximos e distantes, que expressam através da música as maneiras diferentes de partilhamos inspirações semelhantes: implorando à natureza ou a seres supremos de uma época frutífera, compartilhando camaradagem ou a situação comum de trabalho de campo, expressando alegria na época da colheita, ou oferecer uma boa refeição.

Algumas das músicas que você vai ouvir evocam os sons da natureza: os 'pan-pipes' e percussão de uma música tradicional peruana convoca à mente, o vento e a chuva; as ricas harmonias de uma canção de “mesa” da Geórgia corresponde ao esplendor de uma festa farta; a polifonia circular dos pigmeus EFE espelham os sons do seu mundo da floresta; a flauta shakuhachi e vocais crescentes da canção de uma trabalhadora japonesa flui como os campos de grama que eles descrevem.
Algumas refletem um espírito compartilhado um agitado “jig” escocês, que exprime a alegria depois de um dia duro, ou o lamento de um bluesman do Mississippi que relata o trabalho extra e suas magras colheitas. Outras falam diretamente para encarnações: como do batuque Afro Cuban Nature que aponta em direção ao céu para chamar uma divindade Iorubana, ou a dança indígena Pueblo descendo até tocar a terra que eles reverenciam.

Dito isto, não analise, apenas ouça com prazer. E coma bem!"
(Adaptado do texto introdutório do álbum.)

MÚSICAS
01. EXPRESION - Paras
02. LÁZARO ROS - Orishaoko
03. ALI FARKA TOURE - Karaw
04. SHANGHAI NATIONAL MUSIC ORCHESTRA - Bumper harvest celebration
05. FIDDLERS 5 - Harvest home
06. GNAWA MUSICIANS OF MOROCCO - Jellaba titara
07. ÑICO AQUITO - Al vaivén de mi carreta
08. MISSISSIPI JOHN HURT - Blue harvest blues
09. EFÉ PYGMIES - Méli-é
10. ALISON KINNAIRD & CHRISTINE PRIMROSE - Cailleach an dudain
11. PUEBLO INDIANS (SAN JUAN-NM) - Basket dance
12. PENA BRANCA & XAVANTINHO - Quebra do milho
13. ONO HANAKO & KAMATA KANSUI - Akita kusara uta
14. DAGARTI MUSICIANS - Kypellu
15. TSINADALI CHOIR - Kakhuri mravaljamieri
(As nacionalidades dos artistas estão nas propriedades dos arquivos.)


Rapidshare

Megaupload

0 comentarios:

Publicar un comentario