sábado, 26 de febrero de 2011
Mônica Vasconcelos & Nóis-Oferenda (2004) [Brasil]
Mônica nasceu em São Paulo, filha de mãe pernambucana e pai mineiro. Da mãe, herdou a música do nordeste, o calor na alma e o prazer de contar histórias. O espírito idealista e uma certa rebeldia vieram do pai, médico renomado e professor da USP.
Aos 13 anos, Mônica se apaixonou por bossa nova e MPB. Ela começou a cantar na noite paulistana aos 17, deixando a mãe preocupada: "Cuidado com os cachorros velhos, filha", ele aconselhava.
Tendo cantado em bares, festivais e bandas de baile, Mônica ficou exultante ao ser convidada para gravar backing vocals em discos dos sambistas Monarco e Nélson Sargento.
E foi procurar o conselho de um músico experiente: "O que devo fazer para ser uma grande cantora?" Seguindo a orientação recebida, ela passou a integrar o grupo vocal Beijo, da USP. Cantando ao lado de 15 pessoas, ela aprendeu a ouvir e a trabalhar coletivamente. O grupo lançou um álbum em 1992.
Nesse mesmo ano, tendo terminado o curso de Produção Editorial na Escola de Comunicações e Artes da USP, Mônica viajou para Londres para estudar inglês. Estava na hora de ver o mundo.
Em Londres, ela logo conheceu os músicos talentosos com que trabalha até hoje. Entre eles estão o pianista britânico Steve Lodder, a saxofonista alemã Ingrid Laubrock, o violonista brasileiro Ife Tolentino, o trompetista britânico Paul Jayasinha e muitos outros.
À frente de dois projetos - o noneto Nóis e o quarteto Nóis 4 - Mõnica cantou em espaços renomados internacionalmente, como o Barbican Hall, a casa de jazz Ronnie Scottºs, a Union Chapel e o Jazz Cafe, além de participar de importantes festivais de jazz britânicos, como Brecon Jazz e Chaltenham Jazz. Ela também cantou na França, Alemanha, Itália e (!!!) Barbados.
Mônica e suas bandas ainda abriram show para Gilberto Gil, Joyce, Airto Moreira & Flora Purim, o pop star britânico Brian Ferry e o jazzista Courtney Pine.
Ela gravou 5 discos. Eles reúnem composições próprias - parcerias de Mônica com seus músicos - e ainda versões inspiradas de clássicos do repertório brasileiro.
Seu álbum mais recente, "Gente", lançado pelo selo britânico Candid Jazz, tem participação especial do compositor e violonista carioca Guinga. O convidado de honra deu a Mônica um dos momentos mais sublimes de sua carreira como cantora: Guinga dividiu com ela o palco da magnífica Union Chapel, em Londres, no show de lançamento do disco, em 2004. "Tenho muito orgulho desse disco", Mônica disse. "É coisa de gente grande".
Agora, Mônica sonha com o Brasil. Um de seus discos, "Oferenda", foi selecionado por uma empresa carioca para um projeto cultural que deve trazê-la de volta para casa.
Mônica faz show com sua banda Nóis no Rio de Janeiro em setembro.
BBC Brasil article by Ivan Lessa
Nóis:
Steve Lodder (Keys and piano)
Ife Tolentino (Acoustic guitar)
Davide Mantovani (Bass)
Iian Patinson (Drums)
Adriano Pinto (Percussion)
Ingrid Laubrock (Saxophones)
Paul Jayasinha (Trumpet)
Paul Nieman (Trombone)
Temas:
01. Arrastão
02. Ferrugem
03. A Olhos Nus
04. Down We Go
05. Zóio Azul
06. Saudade Blues
07. Thinking About Your Body
08. Banhos
09. The Doctor
10. Detalhes
11. Morro Acima
12. You
13. Xote Total
14. Dance, Will You?
Mônica Vasconcelos & Nóis-Oferenda
subido por El Papa Luna
0 comentarios:
Publicar un comentario